segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Escudo

No escudo atual do Grêmio pode-se notar um formato de uma bola de futebol com o ano "1903" (data de fundação do clube) em cima, o nome "Grêmio" (Grêmio significa união, grupo) no meio e as palavras "FBPA" (abreviação de Foot-Ball Porto Alegrense).

No escudo antigo, em cima aparece um "G" que seria a abreviação de Grêmio, no meio "Foot-Ball" e em baixo as letras "P.A" que é a abreviação de Porto Alegrense.

Estrelas

Estrelas dourada, prata e bronze que ficam em cima do escudo do Grêmio

Segundo o clube [13], a estrela dourada representa a conquista do mundo, a prata as duas conquistas da América e a de bronze representa a conquista dos Nacionais. Há uma estrela dourada também na bandeira do clube, que representa o jogador Everaldo, eterno craque imortal dos anos 70 que foi o primeiro gaúcho a ser Campeão do Mundo pela Seleção Brasileira de Futebol[14].

Bandeira

A tradicional do clube é uma bandeira azul com um símbolo do Grêmio no meio e duas listras diagonais em preto com as bordas brancas. Outra bandeira muito ultilizada é a tricolor simples na vertical com as cores azul, preto e branco essa bandeira é ultilizada pela Geral do Grêmio nos jogos.

Mascote

O mascote do Tricolor Gaúcho foi criado pelo cartunista editorial Pompeo, é um mosqueteiro, vestido com as cores do clube. Ele foi adotado como mascote oficial do Grêmio em 1946, e não possui ligação com a história Os Três Mosqueteiros, do francês Alexandre Dumas.

Hino

Eurico Lara é mencionado no hino do clube como "craque imortal"

O hino do Grêmio é um dos mais conhecidos no Brasil. É um dos hinos do futebol brasileiro escrito por um compositor de renome internacional, o gaúcho Lupicínio Rodrigues. Possui uma melodia vívida e ativa, e caracteriza o famoso verso: Até a pé nós iremos, Para o que der e vier, Mas o certo e que nós estaremos, Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Ao longo das estrofes, o hino cita a fé e o fanatismo dos gremistas. Indica que até mesmo quando a equipe passa por maus momentos, a torcida segue junto apoiando, não importando a situação na qual o time se encontra. Eurico Lara, goleiro que atuou no Grêmio entre a década de 1920 e 1930, é referenciado como "craque imortal".

Grêmio Mania

A Grêmio Mania é uma rede de lojas oficial do clube, espalhadas por diversas cidades do Rio Grande do Sul. A loja vende os produtos mais diversos desde um kit original com camisa, calção e meias até chícaras e chaveiros. O torcedor também pode personalizar uma camisa, escolhendo o número e o nome.

Memorial Herminío Bittencourt

No dia 19 de setembro de 2004 foi inaugurada no Estádio Olímpico um dos memoriais mais modernos do mundo em comemoração ao aniversário de 50 anos do Olímpico. O memorial disponibiliza para o torcedor uma apresentação dos fatos mais marcantes na história do clube através de painéis, videos, troféus, placas, uniformes, bandeiras, etc. Os visitantes ainda podem acessar os computadores onde poderá fazer um passeio virtual pelo passado e presente do Grêmio. O memorial funciona de segunda à sexta, das 9h às 7h e Sábados, das 9h às 13h. O valor do ingresso é 2 reais o individual.

Estádios

Estádio da Baixada
Vista panorâmica da Baixada
Ver artigo principal: Estádio da Baixada

O Estádio da Baixada do Moinhos de Vento foi o primeiro estádio do Grêmio. Inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento. Foi feito para agradar a crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região. Ali o Tricolor jogou do ano de 1904 até 1954, quando foi inaugurado o Estádio Olímpico. A compra do estádio foi negociada pelo dirigente gremista Augusto Koch e sua inauguração ocorreu no dia 4 de Agosto de 1904. Ficava entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. No cruzamento destas ruas ainda é possível ver um monumento com uma placa em homenagem ao estádio. O primeiro Gre-nal no Estádio da Baixada foi a partida em que o Grêmio goleou o seu maior rival, Internacional, por 10 a 0.

Estádio Olímpico Monumental
Estádio Olímpico Monumental lotado
Ver artigo principal: Estádio Olímpico Monumental

Atual estádio Tricolor, o Estádio Olímpico é o local onde o Grêmio manda seus jogos de futebol. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. Sofreu uma obra em 1980 fechando seu anel superior, o que fez com que seu nome fosse mudado para Estádio Olímpico Monumental. Hoje, o palco das partidas do Tricolor tem capacidade para cerca de 51.000 pessoas.

Arena Tricolor

O Grêmio pretende construir seu terceiro estádio a partir de 2008. O Estádio Olímpico Monumental poderá ser trocado por uma moderna arena na Zona Norte de Porto Alegre adaptada as exigências da FIFA. O novo estádio terá a capacidade para 52 mil lugares (59 mil mil para jogos do Grêmio, com a retirada das cadeiras removíveis) lugares e terá quatro anéis, como os estádios da Europa. Incluirá em seu entorno: hotel, shopping center, restaurante (com vista panorâmica para o campo) e banheiros sofisticados, contando também com completa infra-estrutura para o clube e imprensa. O segundo anel é destinado para torcedores com maior poder aquisitivo, com aproximadamente cem camarotes e nove mil cadeiras vips. Os torcedores poderão usufruir de amplo estacionamento dentro do próprio complexo arena. A governadora do Estado Yeda Crusius, que é gremista, disse que o governo pode contribuir com a construção do estádio para sediar a Copa do Mundo de 2014. Criado dia 21 de Maio de 2007, a Grêmio Empreendimentos (empresa criada para conduzir a construção do novo estádio) analisará as ofertas de oito grupos interessados na construção da arena. As obras começarão em 2009 e, estima-se que a Arena será concluída em 2012.

Elenco atual

LEGENDA:

Captain: Atual Capitão

Goleiros
1 Victor
12 Marcelo Grohe
30 Matheus
Laterais
2 Paulo Sérgio
15 Felipe
6 Anderson Pico
19 Hélder
Zagueiros
3 Léo
4 Pereira
5 Réver
13 Thiego
14 Jean
26 Héverton
28 Wágner
Volantes
8 Rafael Carioca
11 Willian Magrão
17 Amaral
18 Makelele
24 Adílson
25 Rudnei
Meio-campistas
10 Tcheco Captain
16 Órteman
21 Souza
27 Maylson
32 Douglas
Atacantes
7 Perea
9 Marcel
20 Reinaldo
22 André Luís
23 Soares
31 Morales
33 Roberson


Comissão Técnica

Nome Cargo
Celso Roth Técnico
Beto Ferreira Auxiliar Técnico
Flávio de Oliveira Preparador Físico
Luciano Ilha Auxiliar de Preparação Física
Francisco Cersósimo Treinador de Goleiros
Marcelo Rospide Auxiliar da Comissão Técnica
Rafael Vieira Auxiliar da Comissão Técnica
Luis Cezar Martins Coordenador de Fisiologia
José Leandro Fisiologista
Rafael Gobato Assistente de Fisiologia
Henrique Valente Fisioterapeuta
Marcos Zeilmann Massagista
Zezinho Massagista
Márcio Bolzoni Coordenador Médico
Alarico Endres Médico
Felipe do Canto Médico

Transferências da temporada de 2008

Ídolos

Lucas (na foto) foi eleito o melhor jogador do Brasileirão em 2006

Adílson
Airton Pavilhão
Alcindo
Ancheta
Anderson
André Catimba
Arce
Baidek
Baltazar
China
Danrlei
Dinho
Éder
Emerson
Eurico Lara
Everaldo
Felipão
Foguinho
Galatto
Gessy
De León
Jardel
João Severiano
Jorge Ortunho
Jorge Veras
Lucas
Luiz Carvalho
Mazarópi
Mauro Galvão
Milton Kuelle
Paulo Isidoro
Paulo Nunes
Paulo Roberto
Renato Portaluppi
Roger
Ronaldinho
Tarciso
Tcheco
Valdo
Yura
Sandro Goiano


Nenhum comentário: